segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

PARLAMENTO JOVEL DA ALRN

 


 O Parlamento Jovem é composto por 24 deputados (as) estudantes eleitos em escolas públicas estaduais e privadas de Ensino Médio. Podem se candidatar a uma das 24 cadeiras do Parlamento Jovem Estadual, alunos matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio regular, com idade máxima até 19 anos. Os alunos podem se inscrever na direção de sua escola ou órgão por ela designado. Em cada edição, são contempladas doze escolas, que elegerão dois representantes através do voto direto dos estudantes.

Este projeto foi instituído através da Resolução nº 041/2002 em 17 de dezembro de 2002, de autoria da deputada Márcia Maia.

OS PRIMEIROS PARLAMENTARES JOVENS DA ALRN

 


Os 24 jovens eleitos para a quarta edição do projeto Parlamento Jovem tomaram posse em solenidade esta manhã (08/08/2014) e também escolheram a Mesa Diretora. Alunos das escolas das redes pública e privada de Natal, os estudantes terão mandato de um ano.

Nesta edição foram eleitos, além de Natal, representantes dos municípios de Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Tangará e Bento Fernandes. O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PROS) conduziu a solenidade.

A deputada Márcia Maia (PSB), autora da lei que criou o projeto, parabenizou os integrantes da nova mesa diretora e afirmou que eles representam não somente os parlamentares eleitos, mas todos os estudantes: “Tenho certeza de que será uma experiência muito enriquecedora para vocês. Tenho muito orgulho de ser a autora do projeto de lei que criou o Parlamento Jovem e desejo sucesso”, afirmou.

A deputada também explicou aos parlamentares que eles podem intensificar as atividades legislativas  promovendo também audiências públicas para discutir temas do cotidiano, da comunidade ou do bairro.

Após a eleição, em maio, os parlamentares participaram de um curso de formação onde aprenderam sobre o funcionamento do Legislativo, tramitação de projetos e requerimentos, entre outros.

MESA DIRETORA

Presidente: Bruno Marinho

1º vice-presidente: Crisnara Ribeiro

 2º vice – presidente: Mateus Peres

 1º secretário – Pedro Cassiano

 2º secretário –Mateus Wingles

 3º secretário – Rutiane Araújo

 4º secretário –Alan Vítor

 

Parlamento Jovem

Monte Alegre – Escola Estadual Profº Gaspar
Ruth Dayane Vicente
Pedro Cassiano de Paiva
Rodrigo Valentin dos Anjos

São Paulo do Potengi – Escola Estadual Maurício Freire
Matheus Wingles Alves
Crisnara Ribeiro de Almeida
Rutyane Araújo da Silva

Tangará – Escola Estadual Pref. João Ataíde de Melo
Jobson Kaynan de Almeida
Leonardo Faustino dos Santos

Bento Fernandes – Escola Estadual Senador João Câmara
Otávio Félix de Lima
Alan Victor de Oliveira

Natal

Santos Reis- Escola Estadual Profª Josefa Sampaio
Erick Andrade
Larissa Dias da Luz

Tirol – Colégio Marista
Bruno Oliveira Simonetti
João Vitor Tavares

Cidade Satélite – Instituto Brasil
Alan Correa
Geórgia Teresa Lopes

Lagoa Seca – Escola Estadual Mascarenhas Homem
George Matheus Peres
Gláucia Layse Bezerra

Conjunto Pirangi – Escola Estadual Berilo Wanderley
Lucas Felipe Soares
Rafaela Braga da Silva

Cidade Nova – Escola Estadual União do Povo
Amanda da Silva Xavier
José Augusto do Nascimento

Santa Catarina – Escola Estadual Peregrino Junior 
Jaiane Ferreira da Rocha

FONTE - ALRN

 

PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA DO PARLAMENTO JOVEM DA ALERN

 


 Na primeira sessão plenária do Parlamento Jovem, realizada  na manhã  doa 12 de setembro de 2014 (sexta feira) na Assembleia Legislativa do RN (ALRN), os temas saúde, educação e segurança pública predominaram nos debates dos oradores do dia.

             O deputado Pedro Cassiano (Escola Estadual Professor Gaspar, em Monte Alegre), afirmou que o problema é grave no Estado e que irá promover uma audiência pública para debater o tema. 

 A segurança também foi o tema escolhido por José Augusto, da Escola Estadual União do Povo, em Natal. O parlamentar cobrou do governo providências para combater o crescente índice de violência e mortalidade entre os jovens.

 José Augusto citou as constantes notícias divulgadas na mídia envolvendo assassinato de jovens. “É preciso que o governo tome providências. Não temos mais tranquilidade de andar nas ruas”, afirmou.

 

Esta é a quarta edição do projeto, criado através de projeto de lei da deputada Márcia Maia (PSB). Os 24 jovens das escolas públicas e privadas de Natal e do interior do RN (Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Tangará e Bento Fernandes) foram eleitos em maio, para um mandato de um ano.

 

Além de Natal, temos representantes dos municípios de Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Tangará e Bento Fernandes.

FONTE ALRN

Quem sou eu

Minha foto
É PRECISO SABER USAR DA LIBERDADE. COM ELA CENSURAMOS OU APLAUDIMOS O QUE DEVE SER CENSURADO E O QUE DEVE SER APLAUDIDO. MAS NÃO PODEMOS ABUSAR DESSE PRIVILÉGIO PARA ASSUMIR ATITUDE QUE NÃO CONDIZEM COM A CIVILIDADE OU COM A DECÊNCIA. VERIFICAMOS QUE A IMENSA MAIORIA DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO PERTENCEM A GRUPOS POLÍTICOS, DAÍ AS "INFORMAÇÕES" NA MAIORIA, NÃO POLÍTICAS E SIM, POLITIQUEIRAS, OU SEJA, UM GRUPO QUERENDO DERROTAR O OUTRO. É UMA VERGONHA! QUEM ESTÁ NA SITUAÇÃO, O POLÍTICO PODE SER O PIOR DO MUNDO, MAS PARA EMPREGADO ELE É O DEUS DA TERRA; NO LADO DA OPOSIÇÃO, O RADIALISTA OU JORNALISTA PASSA PARA A POPULAÇÃO QUE O GOVERNO NÃO FAZ NADA, PORÉM, NO INSTANTE QUE O PODER EXECUTIVO PASSA A INVESTIR NO TAL MEIO DE COMUNICAÇÃO, ATRAVÉS DE PROPOGANDA OU DAR UM CARGO COMISSIONADO AO DONO, AÍ, LOGO JORNAL, A EMISSORA E A TELEVISÃO MUDA O DISCURSO. DAÍ, COMO FICA O COMUNICADOR QUE ANTES FALAVA MAL DE TAL POLÍTICO, TER QUE PASSAR A ELOGIÁ-LO!!!